Agendamento Online
Atenção:
Este agendamento destina-se ao
Cadastro Único
para Programas Sociais do Governo Federal.
É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.
Nele são registradas informações como:
características da residência
identificação de cada pessoa
escolaridade
situação de trabalho
situação de renda
entre outras
O
Cadastro Único
se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Quem pode se cadastrar?
Podem se inscrever no Cadastro Único:
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou
Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
É preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa - chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) - deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.
As pessoas inscritas no Cadastro Único assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais sobre sua família. Manter o cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza esses dados para conhecer melhor as necessidades das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para a melhoria de vida de todos.
A partir do momento em que a família estiver cadastrada, sempre que houver alguma mudança em sua situação, é necessário atualizar as informações.
Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas:
nascimento ou morte de alguém na família
saída de um integrante para outra casa
mudança de endereço
entrada das crianças na escola ou transferência de escola
aumento ou diminuição da renda
Entendi os termos citados e desejo continuar.
Continuar >>